Por que (e como) fazer um podcast de sucesso

 
 
 

Por definição, um podcast funciona mais ou menos como um programa de rádio. Mas, com a vantagem de ser on-demand, o que atende ao comportamento de milhares de brasileiros que procuram uma experiência personalizada, o que torna esta, uma ferramenta poderosa para o seu negócio. 

Esse poder é comprovado em números: somente entre abril de 2017 a abril de 2018, a porcentagem mundial de ouvintes de podcasts – só do Spotify – cresceu 330% e os números do nosso país acompanham essa alta: segundo dados da Audio.ad, cerca de 25% dos brasileiros são ouvintes deste tipo de mídia. Deu para imaginar seu poder de alcance? 

O Brasil na podosfera

Muito além de ouvinte, o brasileiro é um consumidor do mercado que envolve esse tipo de mídia e não é à toa que grandes anunciantes já entenderam como fisgar essa fatia. Para isto, é preciso entender a realidade brasileira* na podosfera:

  • 63% dos ouvintes brasileiros já compraram algum produto ou serviço anunciado em um programa de podcast;

  • 56,6% têm entre 25 e 39 anos;

  • 51,1% ouvem episódios diariamente;

  • 74,6% escutam porque se sentem livres para ouvir a qualquer hora e lugar;

  • 67,7% escutam 2 horas ou mais por dia.

Os segredos para um podcast de sucesso

O primeiro passo é entender que o seu ouro aqui é o conteúdo: descubra qual o melhor formato e temas que tenham relevância para a sua audiência, a ideia é atender uma demanda e não criar uma nova, por isso, atente-se ao que você já sabe sobre seus potenciais ouvintes. Organize suas ideias e roteiros e estude a melhor plataforma para distribuir essa mídia (pode ser o seu site ou algum app de streaming de música). Depois é só botar a mão na massa – e é aqui que a gente entra!

Descubra a estrutura necessária para gravar o seu podcast com a movID

Com a movID você tem toda a estrutura necessária para gravar programas de qualidade totalmente do zero e sem nenhuma preocupação técnica. Possuímos microfones, gravadores, mesas e pedestais em uma estrutura adaptada para receber seis pessoas para cada programa gravado. Além de todo o processo de gravação, nós também editamos cada episódio. Ou seja, sua preocupação fica apenas com a parte mais importante: seu conteúdo! 

E por que sua marca deveria ter um podcast também?

Aqui vão 5 motivos para você não ficar com nenhuma dúvida: 

  1. É uma forma prática e rápida de criar conteúdos relevantes que geram valor para seu público (e possíveis clientes): por ser uma mídia descontraída e pessoal, conteúdos em podcast são poderosos para entreter, informar e aproximar sua marca do seu ouvinte;

  2. Público fiel e consumidor: nós já mostramos aqui que 51,1% dos ouvintes escutam seus podcasts diariamente e mais de 60% já compraram algum produto ou serviço anunciado em um programa. Se organizar direitinho… Você constrói uma base fiel e potenciais clientes para a sua marca;

  3. Dialoga com um público específico e segmentado: a grande sacada é que você pode pirar nos assuntos e formatos e permear tópicos que tenham, claro, coerência com a sua marca, mas que podem ser criativos e totalmente fora da caixinha. Encontrar a sua voz é encontrar um público fiel e que vai te acompanhar sempre;

  4. Toda marca pode ter um: pensou em uma mídia democrática? Pensou em podcast.

  5. Atende à tendência de comportamento do entretenimento on-demand: segundo uma pesquisa da Infobase Interativa, 74,6% dos brasileiros escutam podcasts por conta da liberdade de poder ouvir seus programas em qualquer lugar.

Quer produzir seu podcast sem preocupação? hello@movid.com.br

 
 
 
 
 
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