Link dedicado ou redundância de modems: qual o melhor internet para a sua transmissão ao vivo?

 
 
 

A importância de ter uma live streaming como opção de formato para o seu negócio, já deixou de ser importante para virar primordial. A prova disso, é que os “ao vivos” deixaram de ser tendência e viraram parte do comportamento dos consumidores de vídeos. Um estudo recente da IAB (Interactive Advertising Bureau) mostrou que 67% dos consumidores hoje em dia têm acesso a serviços de vídeos ao vivo e 52% preferem o recurso, mesmo com anúncios ao longo da transmissão. Sabe o que isso significa? Dinamismo na comunicação e possibilidade de uma alta taxa de retorno de investimentos.

A segunda coisa que você precisa saber é que a qualidade desta transmissão é a chave para o sucesso do seu investimento – além de um bom planejamento, investimento de mídia e pautas interessantes. É nesta primeira etapa citada aqui que todo o expertise técnico da MovID entra. Saiba como garantir a melhor qualidade para a sua transmissão ao vivo e entenda qual a melhor opção para o seu negócio.

Uma das maiores barreiras para uma transmissão ao vivo de sucesso é a internet. Isto porque, na maioria das vezes, as lives são feitas in loco em eventos externos ao escritório e todo o excesso de pessoas e aparelhos celulares acaba prejudicando a tecnicidade deste streaming. O recomendável para garantir uma live sem dores de cabeça é manter a velocidade de 10Mbps de download e upload e, para isto, é preciso algumas soluções técnicas. Com a MovID, você garante duas opções:

Link dedicado: a opção mais sofisticada e confiável

Um link dedicado é uma solução para quem necessita da total garantia de velocidade de conexão à internet. O serviço banda larga que você provavelmente contratou para a sua casa, por exemplo, tem uma garantia (de acordo com a Anatel) de entrega média de 40% do contratado. Isso não acontece com o Link dedicado. Ou seja, se você contratar um serviço de 50Mpbs, terá garantia de 100% desta velocidade.

No caso da live, seu benefício é que, por conta dessa garantia total de velocidade, sua transmissão ao vivo não sofrerá problemas de congestionamento de rede algum, já que estará sendo utilizada apenas para uma finalidade.

Para garantir este nível de qualidade, a MovID contrata um link dedicado de uma telecom com uma semana de antecedência ao evento. Após um estudo de local para entender formas de viabilizar o link, um cabo de fibra ótica é retirado de um poste. Por toda engenharia técnica por trás deste tipo de conexão, este serviço costuma ser mais sofisticado e tem um custo a partir de R$ 6.000,00.

Kit de redundância de modems 4g: menor custo-benefício para uma operação rápida

A redundância é uma saída técnica que se refere à capacidade de um sistema superar quedas e oscilações ao se apoiar em mais de um elemento operante. Ou seja: se um falha, você tem outros trabalhando para continuar a operação. Este é o caso do funcionamento da transmissão ao vivo por meio da redundância de modems 4G, outra opção da MovID para o seu evento.

Muitas vezes, uma transmissão ao vivo pede mais agilidade de planejamento e um start rápido na operação. Para estes casos, existe a opção do nosso kit de redundância com 5 modems de internet 4g. Funciona mais ou menos assim: nossa equipe utiliza chips de operadoras diferentes e cada um dos modems faz o streaming. O envio de vídeo é feito em pequenos pedaços para um servidor pago. No caso de uma das operadoras falhar, você tem como backup mais 4 para garantia da estabilidade do sinal.

O custo para esta solução é menor e fica a partir de R$ 3.000,00. Recomendamos para a maioria dos casos, mesmo se o cliente tiver internet disponível no local, porque desta forma conseguimos plugar esta internet e garantir ainda mais segurança no streaming.

Qual escolher então?

Vale considerar alguns pontos importantes antes de optar por uma das soluções. O tempo disponível e o local são fatores a serem considerados além de, claro, qual a melhor opção entre custo-benefício para o seu negócio.

Dicas extras para garantir uma live de sucesso

Como citamos no início deste texto, a qualidade da transmissão é o ponto inicial para ter bons resultados. Confira algumas outras dicas da MovID para garantir uma boa audiência:

  1. Contrate bons apresentadores ou influenciadores: eles precisam ter feat. com o seu negócio/marca e serem capazes de segurar a audiência durante os pontos importantes da sua transmissão.

  2. Planejamento é tudo: antes de executar, é preciso planejar a sua live, criar roteiros possíveis e entender a dimensão do alcance e linguagem do seu streaming é essencial.

  3. Investimento de mídia sim! Assim como citamos acima, é importante reservar também uma verba para impulsionar a distribuição da sua live nos seus canais.

  4. Live programada: agende a sua transmissão para que mais pessoas possam se programar para assistir e sejam notificadas no dia e horário em que ela for executada. Isto fortalece o seu alcance orgânico também.

Curtiu as dicas? Vem bater um papo com a gente para entender qual a melhor opção para a sua transmissão ao vivo. Mande um e-mail para hello@movid.com.br

 
 
 
 
 
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