27 fev 2018

MovID produz vídeo 360 pelo céu de São Paulo

A MovID acaba de realizar um projeto pioneiro de registro em 360 para o YouTube. Convidada pelo piloto de helicóptero Vitor Hugo Dias, do Canal VHD, a produtora registrou, dentro e fora da aeronave, um voo de 40 minutos em 360 pela capital paulista. VHD sobrevoou locais importantes da cidade, como o Museu do Ipiranga, a ponte estaiada, o antigo edifício do Banespa e a Catedral da Sé.

Uma Samsung Gear 2017 4k foi instalada no interior da cabine, e uma Nikon KeyMission 4k foi acoplada ao esqui do helicóptero, área externa na parte inferior do veículo e que dá suporte à aeronave no pouso e decolagem. Quem assistir ao vídeo terá controle total sobre as câmeras, podendo conhecer diversos ângulos da aeronave por dentro e apreciar a cidade que se apresenta sob o helicóptero. Durante o voo, VHD, como é conhecido o piloto, conversou com o diretor da MovID, Ivo Duran, sobre voar em São Paulo, drones e sobre o uso dessa tecnologia na produção audiovisual. De acordo com o Ivo, um dos desafios do trabalho realizado para o Canal VHD foi a edição do material captado. As câmeras 360 utilizadas são de alta resolução, o que gerou dois arquivos pesados, de manipulação complexa. Além do 360 de 40 minutos, a produtora também gravou uma vinheta introdutória do Canal VHD.

360 pioneiro

Há pelo menos três anos, a MovID vem utilizando a tecnologia 360 para registrar imagens em vídeo de uma forma não convencional. Em 2015, Ivo Duran realizou seu trabalho de conclusão de curso na graduação utilizando um rig com seis GoPro acopladas. Só em 2016 foram lançadas a Ricoh Theta e a Kodak 360, câmeras 360 populares. Antes disso, as “gambiarras” utilizando rig e GoPro eram a tecnologia disponível para a produção de vídeos 360.