31 out 2017

MovID realiza LIVE do Aulão do Enem no YouTube Space Rio

Em iniciativa inédita, o YouTube Space Rio de Janeiro realizou no último sábado (28/10) um aulão ao vivo de quase cinco horas ininterruptas. O objetivo foi contribuir na preparação de quem vai fazer as provas do ENEM nos dias 5 e 12 de novembro. Oito professoras e professores apresentaram aulas de português, inglês, história, física, geografia, matemática, química e biologia. Cerca de 18 mil pessoas assistiram ao aulão em tempo real – e até o momento dessa postagem o programa gravado tinha mais de 220 mil visualizações. Esta foi a primeira vez que quase todos os espaços do YouTube Space Rio, de 3 mil m2, foram usados em uma mesma atividade. Apresentado pela influenciadora ThaynaraOG, o aulão foi promovido pela plataforma YouTube Edu, parceria entre a Fundação Lemann e o Google que disponibiliza conteúdo educacional gratuito para alunos, professores e gestores.

A responsável técnica por esta maratona ao vivo foi a produtora MovID, que aportou no Rio de Janeiro com uma equipe de 25 profissionais totalmente dedicados à tarefa. A equipe teve apenas uma semana para organizar o trabalho e um único dia para ensaiar os movimentos de cada operador técnico. Além do tempo escasso de preparação, outro desafio foi operar equipamentos de última geração, como as quatro câmeras de fibra óptica Sony HDC-4300 e o switcher Kahuna da Snell Advanced Media (SAM). Toda a ação da equipe foi cronometrada, garantindo que o aulão fluísse com qualidade técnica e segurança de execução.

Esta foi a primeira parceria da MovID com o YouTube Space. A direção técnica geral do evento foi feita pelo diretor da produtora, Ivo Duran, e por Felipe Vieira, da Full House Studios.

 

Ficha Técnica:

Cliente: Google Brasil/YouTube
Agência: W3 Haus
Cenografia: Supernovah
Direção Geral: Ivo Duran e Felipe Vieira
Diretor de TV: Rodrigo Bruno Soares
Diretor de Cena: Marcelo Takeshi
Ass. de Direção: Felipe Lanzoni
Produção: Ana Colagrande, Gabriela Vieira e Uriel Calomeni
Ass. Produção: Isabella Bassani
Op. VT Ingest: Gutemberg Custódio
Op. de GC: Yan Lima
Videoman: Edvaldo Ventura (Tomate)
Dir. de Fotografia: Davi Valente
Op. de Audio: Erick Lima
Microfonista: Ramon Almeida e Anderson Queiroz (Dida)
Gaffer: Renan Escada
Op. Câmera: Marcio Lima, Diego Campanhã, Leandro Machado e Vinicius Pacheco
Ass. de Câmera: William Sena e Ivanilson Junior
Tec. Streaming: Marcio Bertolone (Lab3)
Making Of + Foto Still: Caio Carvalhar
Equipe YouTube Space: Bruno Pinho, Danilo Bittencourt e Henrique Gianconi